Supermercado substitui embalagens plásticas por folhas de bananeira
O uso excessivo do plástico é um problema ambiental de difícil solução. A vida moderna normalizou o uso desse material e o resultado é um dano imensurável ao meio ambiente, que causa, por ano, a morte de 100 mil animais marinhos e que pode chegar a 33 bilhões de toneladas de produção, em 2050.
No entanto, existem iniciativas que visam substituir esse material, e uma delas, bem original, vem da Tailândia.
O Supermercado Rimping, que está localizado em Chiang Mai, no norte do País, está substituindo as embalagens plásticas que envolvem frutas e legumes, por folhas de bananeira.
Por serem grandes, duráveis e flexíveis, as folhas de bananeira são um bom substituto para o plástico. A superfície cerosa promove resistência à água e a torna adequada para entrar em contato com os líquidos que saem dos vegetais, frutas e legumes. As mais grossas e largas são as mais recomendadas, pois, dessa forma, elas podem dobrar, sem quebrar. Posteriormente, as folhas podem virar adubo, promovendo enorme ganho a questão ambiental.
As folhas de bananeira já são usadas há milhares de anos com fins similares a esse, principalmente em países tropicais, como o nosso. A promoção dessa substituição do plástico pelas folhas é um excelente começo para um futuro mais sustentável e respeitoso com todas as formas de vida.
E contudo, devemos ainda encontrar uma solução para todo o plástico que já aí e que, se nada fizermos, aí restará por séculos, contaminando e matando vidas.
E aí Brasil, vamos copiar? Por qual supermercado vamos começar? Compartilhe essa ideia!