A relação da moda com o consumo excessivo de água
No Dia Mundial da Água, apresentamos algumas alternativas para as marcas diminuirem o impacto ambiental.
No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. Em tempos de sustentabilidade e uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente, muitas empresas estão se adequando para reduzir os danos causados na natureza. Segundo pesquisa do site “Good On You”, uma simples camiseta de algodão usa 2.700 litros de água para a sua confecção.
A indústria da moda é uma das que mais afeta a água com o descarte incorreto de resíduos químicos e poluentes. Seja na plantação do algodão, que é responsável por cerca de 24% do uso de inseticida mundial, ou no tingimento do tecido, que tem na sua conta cerca de 20% da poluição industrial nas águas, é chocante pensar que tantos litros são descartados sem o cuidado necessário enquanto somente 2.5% da água no planeta é potável e 0.3% disponível para humanos.
Algumas marcas, no entanto, começaram a repensar a sua relação com os recursos naturais, buscando alternativas. No Brasil, algumas se destacam por explorarem materiais veganos, descartarem água de forma consciente e trabalharem com soluções recicláveis.
Leia mais na Vogue