Respondendo a suas perguntas sobre energia renovável
A energia renovável está se tornando cada vez mais comum em todo o mundo. Mas quem a usa, há alguma desvantagem e como ela funciona? Respondemos a algumas perguntas para obter uma visão geral rápida.
Qual país usa mais energia renovável?
A Islândia é o líder mundial quando se trata de energia renovável. Estabeleceu-se metas ambiciosas para reduzir drasticamente o consumo de combustível fóssil e aumentar os investimentos em energias renováveis. Este país está investindo fortemente em energia solar e eólica, bem como em infraestrutura renovável, como armazenamento de energia, transporte limpo e redes inteligentes.
A Islândia é seguida por países como a Suécia, Costa Rica, Nicarágua, Escócia e Alemanha. A Costa Rica está aproveitando suas fontes hidrelétricas, geotérmicas, solares e eólicas, enquanto a Nicarágua tem energia eólica, solar e geotérmica. A Escócia tem abundantes fontes de energia eólica e infra-estrutura, enquanto a Alemanha está procurando maneiras de aumentar ainda mais sua capacidade de energia solar.
Quais países usam apenas energia renovável?
A Islândia é atualmente o único país do mundo que obtém 100% de sua energia a partir de recursos renováveis, sendo 87% de energia hidrelétrica e 13% de energia geotérmica. A Costa Rica está entre os principais usuários de energia renovável, com 99% de suas necessidades de eletricidade vindas de usinas hidrelétricas, geotérmicas e eólicas . Logo atrás está a Noruega, com 98% de eletricidade proveniente de recursos renováveis , principalmente energia hidrelétrica.
Quais são as vantagens e desvantagens das fontes de energia renováveis?
A Solar oferece um fornecimento de energia potencialmente ilimitado e as propriedades individuais têm a conveniência de gerar energia diretamente do sol. No entanto, uma possível desvantagem é que os painéis solares podem ser caros de comprar e instalar.
O vento é outro suprimento de energia potencialmente ilimitado que está amplamente disponível, mas os parques eólicos podem ser caros de serem configurados. As comunidades locais às vezes se opõem aos parques eólicos porque acham que as turbinas eólicas estragam as paisagens rurais.
A energia das marés pode ser vantajosa para as áreas insulares, permitindo que você gere uma quantidade considerável de energia. Além disso, as barragens de maré usadas podem ter vários propósitos, como dobrar como uma ponte ou prevenção de inundação. No lado negativo, as barragens são caras de construir e os estuários raramente são adequados. Os sistemas de marés podem baixar o fluxo das marés e bloquear o fluxo de esgoto para o mar. Alguns grupos ambientais sugeriram que a energia das marés afeta negativamente a vida selvagem.
A tecnologia das ondas, como a energia das marés, é ideal para os países insulares. Mas, como os sistemas de marés, a construção pode ser cara e esses tipos de sistema podem enfrentar a oposição de grupos ambientais locais.
A energia geotérmica potencialmente oferece um suprimento infinito de energia, mas é adequada apenas para países como a Islândia e a Nova Zelândia, onde há atividade vulcânica. Esses sistemas podem ser caros de se estabelecer, e há o risco de redução da atividade geotérmica e vulcânica. Outra desvantagem potencial é que o processo de geração pode trazer substâncias perigosas que precisam ser cuidadosamente eliminadas.
O poder hidrológico pode ser vantajoso, pois permite gerar energia enquanto cria reservas de água. No entanto, esses sistemas são caros de construir e podem causar inundações nas áreas vizinhas e afetar as comunidades locais, já que têm um grande impacto nos sistemas hidrológicos naturais.
A biomassa é barata e está amplamente disponível. Onde as culturas são replantadas, pode ser uma fonte de energia sustentável e de longo prazo. No entanto, do lado negativo, a biomassa é queimada no processo de geração de energia e, portanto, emite poluentes, incluindo gases de efeito estufa.
A madeira também é barata e está amplamente disponível, e como a biomassa, pode ser sustentável a longo prazo se as árvores forem replantadas a uma taxa adequada. No entanto, como a biomassa, ela leva a poluentes atmosféricos, uma vez que é queimada para gerar energia.
Qual país tem mais energia eólica?
A China é o maior produtor de energia eólica do mundo, instalando em 2015 mais capacidade de energia eólica do que a União Européia combinada. A China é responsável por impressionantes 33,6% de toda a energia gerada em todo o mundo . A energia eólica é adequada para a China, dado o longo litoral do país e sua ampla massa geográfica. A forte capacidade de geração de vento da China é apoiada por seus numerosos fabricantes de turbinas.
Os Estados Unidos estão em segundo lugar na China em termos de energia eólica, e Iowa, Minnesota e Texas estão entre os principais estados geradores de energia eólica. A China e os Estados Unidos estão à frente da Alemanha, com 10% da produção mundial , e depois a Espanha e a Índia. Outros países notáveis de energia eólica incluem o Reino Unido, Canadá, França, Itália e Brasil.
Energia Solar e Eólica mostra potencial para crescer no Brasil. O desenvolvimento de energia solar e eólica deverá crescer no Brasil nos próximos 5 a 10 anos e, segundo alguns relatos, pode representar 8,12% e 0,95% do consumo de eletricidade no Brasil.
Quais são os prós e contras da energia eólica?
O vento é um abastecimento limpo, potencialmente infinito a longo prazo e comparativamente barato, com custos decrescentes quando o parque eólico é estabelecido. Ao contrário de algumas outras fontes renováveis, como a biomassa, o processo de geração não leva a poluentes e gases de efeito estufa. Além disso, o vento não precisa ser extraído, fraturado ou extraído, por isso é realmente uma energia limpa.
No entanto, o vento pode ter um custo para as comunidades locais. Turbinas eólicas e parques eólicos ocupam uma quantidade significativa de espaço, e podem significar poluição sonora e visual para a comunidade local. Outra possível desvantagem do vento é que o fornecimento de vento pode variar ao longo de qualquer período de tempo, portanto, a geração pode não ser tão confiável quanto o esperado, a menos que a fazenda esteja localizada em uma área muito ventosa. Finalmente, fazendas eólicas podem impactar a vida selvagem local, com pássaros e morcegos sendo capturados nas turbinas.
Qual país tem mais energia solar?
O Brasil ainda não figura entre os países líderes em energia solar, mas as empresas brasileiras já começam a investir massivamente nesse tipo de energia. Nos últimos anos, ocorreu uma grande expansão da energia solar no mundo – com um crescimento que chegou em 33% no ano de 2016.
Entretanto, não são os países superdesenvolvidos que estão à frente desse movimento, e sim países em desenvolvimento como a China e a Índia. Mesmo que ainda não produzam tanta energia solar quanto outros países, diversos países em desenvolvimento, pelo menos, duplicaram a capacidade solar em 2016 – e o Brasil está incluso entre eles.
Para entendermos melhor sobre a expansão da energia solar ao redor do mundo, é fundamental entendermos como aconteceu o desenvolvimento nos países pioneiros no uso desse tipo de energia, certo?
Quais são os prós e contras da energia solar?
Renovável
A energia solar é uma fonte de energia renovável. Isto significa que não podemos ficar sem energia solar, em oposição a fontes de energia não renováveis (por exemplo, combustíveis fósseis, carvão e energia nuclear).
Teremos acesso à energia solar enquanto o sol estiver vivo – outros 6,5 bilhões de anos, segundo a NASA [1] . Temos coisas piores para nos preocupar; na verdade, os cientistas estimaram que o próprio sol engolirá a Terra daqui a 5 bilhões de anos.
Abundante
O potencial da energia solar está além da imaginação. A superfície da Terra recebe 120.000 terawatts de radiação solar (luz solar) – 20.000 vezes mais energia do que o necessário para abastecer o mundo inteiro. [2]
Sustentável
Uma fonte de energia abundante e renovável também é sustentável. As fontes de energia sustentáveis atendem às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas necessidades. Em outras palavras, a energia solar é sustentável porque não há como consumir em excesso.
Ambientalmente Amigável
Aproveitar a energia solar geralmente não causa poluição. No entanto, existem emissões associadas à fabricação, transporte e instalação de sistemas de energia solar – quase nada em comparação com as fontes de energia mais convencionais. É claro que a energia solar reduz nossa dependência de fontes de energia não renováveis. Este é um passo importante no combate à crise climática.
Boa disponibilidade
A energia solar está disponível em todo o mundo. Não só os países mais próximos do Equador podem usar a energia solar – a Alemanha, por exemplo, tem de longe a maior capacidade de energia solar do mundo.
Reduz os Custos de Eletricidade
Com a introdução dos esquemas de medição líquida e tarifa de alimentação (FIT), os proprietários podem agora “vender” excesso de eletricidade, ou receber créditos de contas, durante os períodos em que produzem mais eletricidade do que o que realmente consomem.
Se você quiser saber mais sobre as vantagens especificamente relacionadas aos painéis solares fotovoltaicos residenciais (geração de eletricidade com energia solar em casa), então confira Benefícios dos Painéis Solares.
Muitos Aplicativos
A energia solar pode ser usada para muitos propósitos diferentes. Ele pode ser usado para gerar eletricidade em lugares que não têm conexão à rede, para destilar água na África ou até para satélites de energia no espaço.
A energia solar também é conhecida como “O Poder Popular”, que se refere à facilidade de implantação dos painéis solares no nível do consumidor (fotovoltaico e solar térmico).
Com a introdução de células solares de película fina flexíveis, a energia solar pode até ser aparentemente integrada ao material dos edifícios (a construção de fotovoltaicos integrados) – A Sharp, fabricante de painéis solares com sede no Japão, apresentou recentemente janelas de energia solar transparentes.
Solar Compartilhado
Por causa do sombreamento, espaço insuficiente e questões de propriedade, 1/5 casas americanas são simplesmente impróprias para painéis solares. [3] Com a introdução da energia solar compartilhada, os proprietários podem se inscrever para “jardins solares comunitários” e gerar eletricidade solar sem ter painéis solares em seus próprios telhados.
Solar Compartilhado
Por causa do sombreamento, espaço insuficiente e questões de propriedade, 1/5 casas americanas são simplesmente impróprias para painéis solares. [3] Com a introdução da energia solar compartilhada, os proprietários podem se inscrever para “jardins solares comunitários” e gerar eletricidade solar sem ter painéis solares em seus próprios telhados.
Suporte Financeiro do Governo / Estado
Os descontos do governo e do estado tornaram-se disponíveis tanto em escala de utilidade como para a maioria dos proprietários de residências. Isso significa que os custos efetivos dos painéis solares são muito menores do que costumavam ser. Em alguns casos, o preço de um sistema fotovoltaico residencial pode ser cortado em mais de 50%.
Descubra o que se aplica a você, pesquisando através do Banco de Dados sobre Incentivos Estaduais para Energias Renováveis e Eficiência (DSIRE).
Baixa manutenção
A maioria dos sistemas de energia solar atuais não exige muita manutenção. Painéis solares residenciais geralmente requerem apenas a limpeza de algumas vezes por ano. Fabricantes solares sérios enviam garantias de 20 ou 25 anos com seus painéis solares.
A tecnologia está melhorando
Avanços tecnológicos são constantemente feitos na indústria de energia solar. A inovação em nanotecnologia e física quântica tem o potencial de triplicar a produção elétrica de painéis solares.
Desvantagens da energia solar
Caro
A energia solar é realmente cara? Este é provavelmente o aspecto mais discutível em toda a lista de prós e contras de energia solar. As forças motrizes por trás do desenvolvimento da energia solar estão enraizadas na política. A energia solar é incentivada para competir com outras fontes de energia no mercado. Por outro lado, o governo dos EUA, da mesma forma que o resto do mundo, fornece incentivos para todos os principais mercados de produção de energia – não apenas para a energia solar.
Em 2010, o carvão recebeu US $ 1,189 bilhão em subsídios federais e apoio à produção de eletricidade, enquanto a energia solar não ficou muito atrás, com US $ 968 bilhões. [4]
Atualmente, os melhores painéis solares podem, em muitas situações, ser mais baratos do que comprar eletricidade da concessionária. Isso não teria sido possível sem incentivos.
Intermitente
A energia solar é uma fonte de energia intermitente. O acesso à luz solar é limitado em determinados momentos (por exemplo, manhã e noite). A previsão de dias nublados pode ser difícil. É por isso que a energia solar não é nossa primeira escolha quando se trata de atender a demanda de energia de carga básica. No entanto, a energia solar tem menos problemas do que a energia eólica quando se trata de intermitência.
O armazenamento de energia é caro
Sistemas de armazenamento de energia, como baterias, ajudarão a suavizar a demanda e a carga, tornando a energia solar mais estável, mas essas tecnologias também são caras.
Felizmente, há uma boa correspondência entre o nosso acesso à energia solar e a demanda de energia humana. Nossa demanda de energia elétrica atinge o pico no meio do dia, o que também acontece ao mesmo tempo em que há muita luz solar!
Associado com Poluição
Embora a energia solar certamente seja menos poluente do que os combustíveis fósseis, alguns problemas existem. Alguns processos de fabricação estão associados às emissões de gases de efeito estufa. O trifluoreto de nitrogênio e o hexafluoreto de enxofre têm sido rastreados até a produção de painéis solares. Estes são alguns dos gases de efeito estufa mais potentes e têm milhares de vezes o impacto sobre o aquecimento global comparado ao dióxido de carbono. Transporte e instalação de sistemas de energia solar também podem indiretamente causar poluição.
A conclusão é a seguinte: não há nada completamente livre de riscos no mundo da energia, mas a energia solar se compara muito favoravelmente a todas as outras tecnologias.
Materiais Exóticos
Certas células solares requerem materiais que são caros e raros na natureza. Isto é especialmente verdadeiro para as células solares de película fina que são baseadas em telureto de cádmio (CdTe) ou seleneto de cobre e índio-gálio (CIGS).
Requer espaço
A densidade de potência, ou watt por metro quadrado (W / m²), é essencial quando se analisa quanta energia pode ser derivada de uma determinada área de imóveis de uma fonte de energia. A baixa densidade de energia indica que há necessidade de muito espaço para fornecer a energia que exigimos a preços razoáveis.
A densidade de potência média global para a radiação solar é de 170 W / m². [5] Isso é mais do que qualquer outra fonte de energia renovável, mas não comparável ao petróleo, gás e energia nuclear.