Dinamarquesa inaugura maior parque eólico marinho do mundo
A Orsted inaugurou o maior parque eólico marítimo do mundo, um complexo de 87 turbinas no Mar da Irlanda, cobrindo uma área com o dobro do tamanho de Manhattan.
O Walney Extension ao largo da costa do noroeste da Inglaterra tem uma capacidade de geração de 659 megawatts e é capaz de abastecer 590.000 residências, segundo a empresa dinamarquesa Orsted, maior desenvolvedora mundial de parques eólicos offshore.
MHI Vestas Offshore Wind e Siemens A Gamesa Renewable Energy forneceu as turbinas para o projeto que começou a ser construído em agosto de 2015. As turbinas Vestas de 8 megawatts têm 195 metros de altura, enquanto a de 7 MW da Siemens está a 154 metros do nível do mar à ponta da lâmina. Bloomberg
Com 145 quilômetros quadrados, Walney supera outro parque eólico offshore do Reino Unido, o London Array, como o maior do mundo.
A Masdar, empresa de energia limpa de Abu Dhabi, é parceira do gigante London Array, com 20% de participação. O London Array é um parque eólico offshore de 175 turbinas e 630 MW Round 2 localizado a 20 km da costa de Kent, no estuário externo do Tamisa.
Walney usa menos da metade do número de turbinas em uma área maior para gerar mais energia.
A Orsted vendeu 50% da Walney para um grupo de fundos de pensão dinamarqueses em novembro de 2017. Atualmente, o Reino Unido opera 1.837 turbinas eólicas offshore, com capacidade operacional de 7,1 gigawatts, segundo a associação Renewable UK.
A National informou como a Masdar inaugurou sua terceira instalação no Reino Unido, a Eólica Dudgeon Offshore de 402 megawatts em novembro do ano passado, fornecendo energia para 410.000 residências no país. Os parceiros da Masdar no empreendimento são Statoil e Statkraft da Noruega.
Dudgeon se junta à Hywind Scotland, a primeira fazenda eólica flutuante do mundo, que a Masdar também desenvolveu com a Statoil.
A Masdar tem uma participação de 35% no Dudgeon, juntamente com a Statoil, também com 35%, e a Statkraft, com 30%.
O ministro de Estado dos Emirados Árabes Unidos e presidente da Masdar, Sultan Al Jaber, disse em novembro: “A inauguração da Dudgeon destaca a emergência da Masdar como líder global em energia renovável e o valor das parcerias internacionais na implantação de projetos de energia renovável em grande escala.
“Juntamente com a London Array e a Hywind Scotland, também posiciona os Emirados Árabes Unidos na vanguarda do esforço do Reino Unido para atender sua demanda doméstica de energia por meio de fontes de energia limpa. A crescente eficiência de custo da tecnologia eólica offshore está liberando oportunidades comerciais substanciais para o setor energético mais amplo, como ilustrado pelo sucesso da Dudgeon. ”
A primeira turbina eólica de Dudgeon começou em janeiro. Todas as 67 turbinas estão agora operacionais, gerando 1,75 terawatts-hora de eletricidade por ano enquanto deslocam cerca de 893.000 toneladas de dióxido de carbono por ano, o que equivale a tirar cerca de 190.000 carros das estradas, disse Masdar.