Energia 2030 – bases para uma agenda energética de futuro

É importante que os partidos de orientação progressista convirjam nas linhas orientadoras da política energética da próxima década.

A posição sensível de Portugal face às alterações climáticas tem sido exposta durante os últimos anos. Em anos sucessivos têm sido registados novos máximos de temperaturas, menores valores de precipitação, ondas de calor mais extremas e menores caudais dos nossos rios. Os correspondentes impactos ao nível do agravamento da desertificação de algumas zonas do país, do aumento do risco de incêndio e dos custos para as nossas atividades económicas, e em particular da agricultura, demonstram a escala dos efeitos negativos das alterações climáticas sobre o nosso país.

PUB

Celebrando-se hoje o Dia Mundial da Energia é importante começar por registar os sucessos já obtidos na redução das emissões e na dinamização de novos setores de atividade. Assim, desde o início do milénio o país conseguiu reduzir o impacto carbónico da sua produção de energia elétrica em 44% (2000-2016), foi criado um cluster industrial do sector eólico com 3000 empregos e por todo o país foram dinamizadas centenas de PME’s responsáveis pela instalação de sistemas solares de produção de energia e de aquecimento. Este processo deu igualmente um incentivo à inovação, destacando-se o papel das empresas portuguesas e instituições de investigação no desenvolvimento e exportação de tecnologia e conhecimento.

Adquiridos estes sucessos é essencial avançar para a descarbonização da economia portuguesa. Tal significa a articulação de investimentos entre sectores de atividade, e a incorporação de processos e soluções com elevado valor de inovação. Neste âmbito, uma agenda energética 2030 deverá à partida colocar o Estado como primeiro pilar na definição dos objetivos a atingir no tempo, concedendo assim a estabilidade necessária às opções de investimento das empresas, e enquadrando a implementação de projetos-piloto de novas tecnologias. Esta atuação, que deverá decorrer com a transparência exigida, deverá igualmente assegurar a devida proteção dos consumidores.

Esta agenda energética 2030 tirará partido das oportunidades resultantes da digitalização do setor. Portugal apresenta condições naturais únicas (ex: clima ou as reservas de lítio) para a experimentação, desenvolvimento e produção de novas tecnologias, em especial na área da energia solar, do armazenamento de energia e da interação dos veículos elétricos com o sistema elétrico. Em paralelo, a digitalização constitui uma oportunidade para a criação de comunidades de energia, as quais são também pilar essencial para captar localmente os benefícios socioeconómicos resultantes da transição energética, para incentivar o cooperativismo do sector e para cumprir localmente uma maior autonomia energética.

Publico Pt