‘Maior purificador de ar do mundo’ começa a dar resultados na China
Segundo um veículo de imprensa local, uma torre de 100 metros de altura tem ajudado a diminuir os índices de poluição.
Os chineses decidiram recorrer a uma alternativa inusitada para tentar resolver o problema crônico de poluição no país. O uso de uma torre experimental de mais de 100 metros de altura no norte da China tem resultado em uma melhora na qualidade do ar, de acordo com o cientista que lidera o projeto.
Segundo o jornal chinês South China Morning Post, os operadores da torre se referem à construção como “o maior purificador de ar do mundo”. Construída em Xian, na província de Shaanxi, a torre está sendo testada por pesquisadores do Institute of Earth Environment da Academia Chinesa de Ciências.
O sistema funciona por meio de estufas que cobrem cerca de metade do tamanho de um campo de futebol em torno da base da torre. O ar poluído é sugado para dentro das estufas e aquecido por energia solar. O ar quente, então, sobe através da torre e passa por várias camadas de filtros de limpeza.
O chefe da pesquisa, Cao Junji, defende que uma melhora na qualidade do ar foi observada em uma área de 10 quilômetros quadrados na cidade nos últimos meses. De acordo com ele, a torre gerou mais de 10 milhões de metros cúbicos de ar limpo por dia desde o seu lançamento no ano passado.
A equipe de Cao criou mais de uma dezena de estações de monitoramento de poluição na área para testar o impacto da torre. Ele disse que os resultados positivos, no entanto, ainda são preliminares, porque o experimento continua em andamento. A equipe planeja lançar dados mais detalhados em março.
“Não há nada igual a essa torre em termos de tamanho. (…) E os resultados são bastante encorajadores”, diz Cao.