Um novo sistema autônomo de dessalinização e purificação de água com energia solar

Grupo de pesquisadores Eletroquímica Aplicada e Eletrocatálise da Universidade de Alicante (UA) (Espanha) desenvolveram um sistema autônomo de dessalinização de água e purificação por eletrodiálise, alimentada diretamente por energia solar que pode ser aplicado em áreas isoladas da rede elétrica.

Esta tecnologia, que serve apenas para remover a salinidade da água, é sustentável e ambientalmente amigável ao receber fotovoltaicos de energia de painéis solares, o que é um processo livre sem emissões de CO2 que contribuem para a mudança climática.

“El nuevo sistema anula el uso de baterías y evita los costes económicos y medioambientales asociados a su gestión una vez agotadas. Además, puede ser adaptado y aplicado en aguas de procedencia muy diversa como agua de mar, pozos salobres, plantas depuradoras, procesos industriales, etc., siendo de especial interés para áreas remotas aisladas de la red eléctrica”, explica el director del Grupo de investigación de la UA, Vicente Montiel. En este sentido, el equipo puede emplearse para la obtención de aguas aptas para el consumo humano, el riego, el baldeo u otras necesidades tanto en lugares donde no exista red de energía como en espacios donde se haya producido un desastre natural como terremotos, inundaciones o incendios.

Por outro lado, “a tecnologia projetada também pode ser uma solução possível para aliviar o problema da seca como plantas de osmose”, diz Montiel.

O grupo de pesquisa já tem uma planta de demonstração piloto capaz de gerar um metro cúbico por dia de água potável e à procura de empresas interessadas em exploração comercial desta tecnologia através de acordos de licenciamento e / ou cooperação técnica.

“O que temos proposto não é uma nova técnica, uma vez nas Ilhas Canárias, durante muitos anos, foi eletrodiálise aplicado para a dessalinização de água”, explica Montiel. “A inovação é que todo o sistema de alimentação é feita a partir de um campo solar fotovoltaica”.

A técnica conceberam, preciso pesquisador UA “, o qual serve para a purificação de água problema é apenas a presença de sais acima que tolera a um ser humano ou de um campo para irrigar. Se a água é outro problema, como poderia ser a presença de matéria orgânica, esta tecnologia não seria aplicável. ”

Nos processos de dessalinização há sempre uma quantidade de água que, apesar de submetidos a esse tratamento para a depuração está apto para consumo humano ou para regar o campo para conter uma concentração de salinidade muito mais forte do que a de origem, convidou a linguagem simples “rejeitar água”. No entanto, “com o sistema da UA pode ser regulada, por exemplo, que rejeitam a água tem um mar salinidade semelhante”, diz responsabletrocatálisis.

Entre otros aspectos, esta novedosa tecnología permite que los niveles de recuperación de agua ronden el 80% y el 90% de la totalidad del agua tratada. Igualmente, aprovecha la máxima energía que ofrecen los paneles cuando reciben la luz del sol y goza de alta disponibilidad al posibilitar la acumulación de agua tratada para los periodos de insuficiencia energética de las fuentes renovables.

(Fuente: Universidad de Alicante)

Business Monkey