IFTO prevê economia mensal de até R$ 5 mil com funcionamento de usina solar

A usina é a maior do estado e utiliza 270 placas fotovoltaicas. Custou mais de R$ 400 mil e será utilizada também para dar aulas.

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) deve economizar até R$ 5 mil reais por mês com uso de uma usina solar, a maior do estado. Foram instaladas no telhado 270 placas fotovoltaicas, que captam a luz, convertida em energia elétrica.

O diretor da unidade Octaviano Furtado explica que o equipamento foi comprado por uma licitação. Custou R$ 476.800 mil. “Vai trazer uma redução aparentemente pequena quando a gente olha para o tamanho da nossa conta de energia, mas esse é um caminho natural. Ao longo do tempo a gente reduz os custos”, afirma.

Por enquanto a usina está em fase experimental, mas deve funcionar para valer até o fim desse mês. Vai ser usada nas aulas também. Marcos André Pereira é um dos professores que fazem parte do projeto e explica como a usina solar funciona.

“Esse sistema consegue gerar energia suficiente para cerca de 25 residências, o padrão médio. Isso é que está sendo finalizado aqui e deve entrar em funcionamento nos próximos dias. Alimentar uma geladeira, uma televisão ou qualquer equipamento. Aquilo que não for utilizado de imediato é devolvido para rede elétrica e fica como uma espécie de crédito no fim do mês.”

Lucas Cardoso é estudante de engenharia e participou do processo de montagem da usina. Aprendizagem de sobra. “A gente tem o sol gerando [energia]. É um coisa nossa, que tem no ambiente e só compra o equipamento, monta e começa a ter a energia em casa”, diz.

G1