Acampamento cria ‘Lounge Sustentável’, equipado com energia solar no Rio Araguaia, em Aruanã
Às margens do Rio Araguaia, um acampamento resolveu aproveitar o potencial energético proporcionado pelo sol na região e criou o “Lounge Sustentável”, em Aruanã, na região noroeste de Goiás.
Com placas fotovoltaicas, ambiente de interação tem energia 100% renovável e, além de economizar custos, usa uma fonte limpa, e evita o uso de geradores que funcionam a combustível.
De acordo com o engenheiro Pedro Provázio, diretor da Stonos Desenvolvimento Criativo, responsável pela instalação, o investimento feito com a instalação pode retornar em até 5 anos, por meio da economia de energia, além de preservar o Rio Araguaia com uma fonte de energia renovável.
Para inagurar o novo sistema, o Acampamento dos Amigos vai promover, até o dia 10 de setembro, noites com luau acústico e decoração focada na preservação do meio ambiente. Para isso, foram utilizados materiais reciclados, reutilizados, mesclados com itens naturais da região, para levar entretenimento a cerca de 60 “hóspedes” do local.
Economia
Com as placas fotovoltaicas, a energia solar é gerada a partir da incidência de luz na estrutura. A energia elétrica alimenta o sistema de bombeamento de água durante o dia, e o equipamento armazena energia suficiente para abastecer o lounge durante a noite, com os equipamentos de som e iluminação.
De acordo com dados da Stonos, o uso desta fonte de energia pode reduzir em até 95% a dependência da energia distribuída pelas concessionárias. Além disto, tem baixo impacto ambiental.
A crise econômica no país não afetou o setor de energias renováveis, que cresceu mais de 300% no ano passado, e tem sido um mercado importante para a retomada do crescimento da economia brasileira.