Fabricante alemã apresenta carro movido a energia solar
A startup de tecnologia Sono Motors, com sede em Munique, na Alemanha, apresentou um veículo elétrico movido a energia solar adequado para o uso diário.
Chamado Sion, o modelo possui painéis fotovoltaicos em seu capô, teto e parte traseira que carregam a bateria durante o dia, mesmo se o tempo estiver nublado. A fabricante promete uma autonomia de até 250 km com uma única carga.
Segundo a Sono Motors, o veículo é especialmente atraente para famílias e pessoas que viajam a trabalho de uma cidade à outra. Sua função de auto carregamento, chamada viSono, permite que células solares integradas gerem eletricidade, alimentando a bateria.
O motor de 80kW permite uma velocidade máxima de até 140 km/h. Outra característica única é a tecnologia que permite que o motorista extraia eletricidade da bateria e disponibilize-a para outros usuários.
O Sion está disponível para pré-compra no site da fabricante por 16 mil euros. O valor não acompanha bateria. A fabricante diz que precisa de pelo menos 5 mil reservas para começar a produção em série do veículo, durante o segundo trimestre de 2019. Cerca de 1,5 mil pedidos foram feitos até agora.