Consumidores americanos cada vez mais preocupados com o bem-estar dos animais
Mais de metade dos consumidores dos EUA (58%) estão mais preocupados com o bem-estar animal do que há apenas alguns anos atrás, de acordo com o relatório recente da empresa de pesquisa de mercado, Packaged Fact, chamado “Bem-estar animal: problemas e oportunidades nos mercados de carnes vermelhas, brancas e ovos nos Estados Unidos.”
No relatório, o “bem-estar animal” engloba áreas-chave, incluindo instalações, manejo, alimentação e abate.
O aumento do interesse em questões de bem-estar animal deve-se em parte à crescente preocupação dos consumidores com a segurança de seus alimentos e a crescente crença de que, se um animal é criado em circunstâncias saudáveis, sua carne e produtos lácteos serão mais saudáveis, terão melhor sabor e serão e mais nutritivos.
Embora as suposições comuns de que os padrões orgânicos atualmente incluem provisões para o bem-estar animal sejam um equívoco, os alimentos orgânicos, como a carne a pasto, são precisos nesse sentido devido ao pressuposto do consumidor de que a certificação orgânica em alimentos de carnes vermelhas e brancas e produtos lácteos está inerentemente ligada ao bem-estar animal.
Os consumidores têm diferentes níveis de compreensão e confiança quando se trata de afirmações de produtos associadas ao bem-estar animal. Os dados da pesquisa da Packaged Facts revelam que 19% dos consumidores só têm uma ideia geral do que significa ‘grass-fed’ (produzida a pasto), com outros 19% dizendo que não tem uma ideia boa sobre o que significa o termo ‘certified humane’ (referente ao tratamento e abate humanitário).
Apenas uma minoria dos clientes de supermercados (33%) se consideram bem informados as questões como hormônios/esteroides/antibióticos, sem gaiola, ao ar livre, criados a pasto e certificados com tratamento e abate humanitário. No entanto, quase dois terços dos consumidores concordam que o tratamento mais humano dos animais criados para produção de alimentos deve ser uma preocupação social e uma questão de regulamentação.
Apesar dos diferentes níveis de compreensão dos consumidores sobre as relações entre os alimentos da marca orgânica e os padrões de bem-estar dos animais, novos padrões estão sendo moldados pelas expectativas dos consumidores da próxima geração.