Sistema inovador usa ondas submarinas para criar energia limpa

Basta um mergulho no mar para sentir a força da correnteza, capaz de arrastar banhistas e barcos sem dificuldade alguma. E se toda essa força pudesse ser usada na produção de energia limpa?

Foi o que a Carnegie Wave Energy fez. Em Garden Island, na Austrália, onde está localizada a maior base naval australiana, foi instalado o Perth Project, uma iniciativa que usa as ondas do mar para gerar energia e água potável.

Aerial photograph's of HMAS STIRLING, taken from HMAS ANZAC's Seahawk Helicopter.

Aerial photograph’s of HMAS STIRLING, taken from HMAS ANZAC’s Seahawk Helicopter.

Presas ao fundo do mar estão boias com cerca de 20 metros de diâmetro que compõem o chamado CETO 6. Movendo-se de acordo com as correntes marítimas, as boias acionam as bombas, que conduzem a água a uma pressão altíssima até a unidade terrestre, fazendo funcionar as turbinas e geradores e produzindo energia. A pressão da água também é utilizada para mover unidades de dessalinização, que tornam a água do mar própria para o consumo.

carnegie_wave1

Por enquanto, toda a energia produzida pelo projeto é utilizada pela base naval australiana. Contudo, a empresa já tem planos para, em 2016, construir um sistema ainda maior, que, quem sabe, possa alimentar também residências da região. Este não é o primeiro projeto que gera energia a partir das ondas do mar, mas é o primeiro deles que faz isso com as boias submersas, mantendo a paisagem intacta e evitando possíveis danos provocados por tempestades às boias.

O desenvolvimento de sistemas como este garantem a produção de energia limpa e disponibilizam, teoricamente, um estoque ilimitado de água potável.

carnegie_wave

Hypeness